LOS LIBROS, LÁMINAS Y TEST PARA DESCARGAR EN ESTA PAGINA SON SÓLO LINKS A LOS ARCHIVOS DISPERSOS POR LA WEB, POR LO TANTO LOS ADMINISTRADORES DE ESTE BLOG QUEDAN LIBRES DE CUALQUIER RESPONSABILIDAD QUE SE LES QUIERA ATRIBUIR. ADEMÁS, QUEDA ESTABLECIDO QUE CADA PERSONA QUE ACCEDA AL BLOG ESTA CONSCIENTE QUE EL MATERIAL DISPONIBLE PERTENECE Y SON MARCA REGISTRADA DE SUS RESPECTIVOS AUTORES, POR LO QUE LA DESCARGA DE ELLOS SERA RESPONSABILIDAD DE CADA USUARIO.

sábado, 5 de febrero de 2011

A fonoaudiologia no Brasil




Logopédia, Terapia da Fala ou Fonoaudiologia. Grande foi a discussão a respeito de como seria intitulada esta tão recente profissão no Brasil, apesar disto, esta não foi a principal barreira pela qual a Fonoaudiologia passou na busca pela conquista de sua regulamentação como profissão. Já em 1912, documentos oficiais comprovam que esta ciência já diferenciava-se da educação especial introduzida no século 19, onde o  professor era submetido a uma formação complementar para atingir a demanda de alunos com distúrbios de comunicação, como a deficiência auditiva, problemas de fala e patologias de linguagem que em muito variavam e levavam professores, psicólogos e médicos  a depararem-se numa situação de incapacidade e impossibilidade de intervenção.

Até sua conquista pela regulamentação como profissão, muito chão haveria de ser percorrido para que a Fonoaudiologia viesse a ser reconhecida como ciência. Só em 9 de dezembro de 1981 através da lei de nº 6.965, a profissão foi oficializada, data em que se comemora “O dia do Fonoaudiólogo” no Brasil. Apoiada inicialmente na gestalt de várias outras ciências, como a Psicologia, Linguística e a medicina, e em disciplinas mais específicas como a física, pedagogia e a fonética, a Fonoaudiologia no Brasil alcançou seu status de ciência, caminhando independentemente dentro das ciências da comunicação. Hoje o número de Fonoaudiólogos dispostos pelas mais diversas regiões do Brasil contabiliza mais de 33.468 profissionais e cerca de 114 cursos de graduação registrados. Mais do que crescer em número a profissão tem conquistado seu espaço no âmbito social, político e econômico Brasileiro. Hoje no Brasil, o Fonoaudiólogo é um profissional da saúde que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e musculatura facial. O conselho federal de fonoaudiologia no Brasil reconhece 7 grandes áreas dentro da mesma, a Motricidade Orofacial, Audiologia, Voz, Linguagem, Fonoaudiologia Educacional, Disfagia e Saúde Coletiva. O profissional fonoaudiólogo uma vez formado está habilitado a atuar em clínicas, creches, escolas (de natureza comum e especiais) e na comunidade, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde (UBS), hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care (atendimento em domicílio),  indústrias, centros de reabilitação, entre outras várias possibilidades de atuação.
A grande demanda tem alavancado a profissão que atualmente desponta de grande prestígio, não só pela primazia de suas técnicas como também pela grande contribuição para com a sociedade.

                                                                        


                                                                     Texto por:  Julio Cesar Cavalcanti*
   * Acadêmico de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Brasil e Discente de Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas - Brasil, atualmente bolsista do CNPq (iniciação científica) e integrante do grupo de pesquisa Escritura, Texto & Criação - UFAL.


1 comentario:

  1. Muito bom. A história da fonoaudiologia foi bem sintetizada e clareada. Parabéns.

    ResponderEliminar

Bienvenidos a FONOMANIACHILE espero la información publicada sea de utilidad y que sus comentarios sean expuestos con la debida identificación y el mínimo respeto, gracias por visitarnos! :)

FONOMANIACHILE